Neste post vou te dar 5 dicas para estudar em casa inglês ou qualquer outra matéria. Essas dicas visam responder uma pergunta que ouvimos muito: Como ajudar meu filho a estudar? Com o isolamento social e as aulas todas no ambiente online, essa pergunta nunca foi tão importante.
Primeiramente, tenho que olhar para trás e lembrar um pouco de como foi aprender a gostar de estudar com minha mãe. Ela é uma mulher que sempre me ensinou a fazer tudo com alegria, o que significa ter prazer e ser grata pelas oportunidades que estamos vivendo naquele momento. E com o meu pai. Ele é um homem curioso que nunca vinha com respostas prontas. Vinha com questionamentos que sempre me deixavam intrigada e conversávamos até que estivéssemos satisfeitos, por ora, com as respostas que havíamos encontrado. Logo, acho que posso começar dessa forma:
Minhas 5 dicas para estudar em casa são:
1. Encontre prazer na aprendizagem do que quer que seja
A primeira das dicas para estudar em casa é que seu filho precisa ver que é gostoso aprender e só perceberá isso se você também demonstrar prazer em tirar um tempo para conhecer algo novo. Dessa forma, encontre algo de seu interesse que você possa aprender.
2. Entenda que o inglês é um meio para adquirir outros conhecimentos.
Não é aprender a língua pela língua, mas, sim, aprender e conhecer novos mundos por meio de uma língua que conecta pessoas de diferentes culturas.
3. Seja um exemplo. Estude também.
Não precisa estudar a mesma coisa que seu filho, mas estude. Aprendemos melhor por meio dos modelos que vemos do que por meio do que nos é dito.
4. Não se importe com respostas corretas.
A quarta das dicas para estudar em casa é muito importante. Pergunte qual a linha de pensamento que fez seu filho chegar àquela resposta. Você o compreenderá melhor, ele irá adquirir autoconfiança e isso criará nele curiosidade e vontade de aprender mais porque sua forma de pensar foi validada.
5. Aprenda a dizer “Eu não sei”
Se não souber algo que seu filho lhe perguntou, aprenda a dizer que não sabe a resposta e faça disso uma brincadeira: pesquisem juntos, ou tentem pesquisar cada um de vocês em uma fonte diferente para comparar suas descobertas e chegar a uma resposta que preencha as dúvidas de todos os envolvidos na pesquisa.
Dica extra
Não se coloque na posição daquele que sabe (ou acha que sabe) mais. Compreenda que seu filho, nesse momento, é parte igual na construção do conhecimento, já que também traz suas próprias vivências para aquele momento de aprendizagem em conjunto.
Em síntese, não são dicas exclusivas para aprender inglês. São dicas para aprender colaborativamente na vida. Esse é o ambiente de aprendizagem que gosto de criar e que me preenche como aprendente e facilitadora. Sempre visando o fortalecimento das potencialidades de cada indivíduo de um grupo. Basicamente, estabeleça relações genuínas junto às pessoas com as quais você se propôs a aprender.
Por último, caso precise de ajuda para compreender seu estilo de aprendizagem ou o de seu filho, não deixe de conhecer o Multissensory Learning Program. E para pais que querem ajudar seus filhos com o inglês temos o Spindow Essentials. Confira em nosso site.