Spindow

O tabuleiro Spindow

Aprender inglês pode ser uma atividade muito prazerosa e lúdica. É possível, inclusive, aprender inglês brincando. Proporcionar um aprendizado consistente e lúdico é um dos objetivos do Tabuleiro Spindow, que está disponível na versão física e online.

Aprender inglês pode ser uma atividade muito prazerosa e lúdica. É possível, inclusive, aprender inglês brincando. Proporcionar um aprendizado consistente e lúdico é um dos objetivos do Tabuleiro Spindow, que está disponível na versão física e online.

O tabuleiro Spindow consiste nas seguintes peças:

  • um tabuleiro giratório de 5 discos
  • peças com palavras e de diferentes cores, representando diferentes funções sintáticas, para formar orações 
  • peças brancas para criação de novas ideias
  • cartas de ação
  • um manual de instruções de como jogar

O tabuleiro Spindow pode ser utilizado por diversão, como um jogo somente, com o intuito de praticar as estruturas simples e contínuas no passado, presente e futuro em inglês. Pode também ser utilizado para a aprendizagem e revisão dessas estruturas. Isso pode ser feito de diferentes formas. Aqui deixo uma forma de trabalhar com o Spindow de que gosto muito:

Como psicopedagoga, aproveito para fazer um trabalho de inventariar e classificar as peças com os alunos para observar de que maneira olham para as partes e para o todo do jogo. 

Esse momento de observação, previsão e preparação para o jogo são importantes para que a pessoa comece a criar estratégias internas de manipulação do jogo e de ação. A aprendizagem já começa por aí. 

Ao pedir para a pessoa classificar as peças, ou seja, separá-las em grupos e explicar o que cada grupo que ela criou significa, já conseguimos observar e saber muito sobre seu conhecimento prévio e sobre a forma que a pessoa aprende, nos dando ferramentas para nossas próximas ações como facilitadores.

Depois disso, pode-se trabalhar partes das estruturas, como, por exemplo, “collocations”: separam-se os verbos e seus complementos para que se experimentem possíveis combinações e, dessa forma, também já se pode perceber o quanto a pessoa já compreende ou não aquele vocabulário.

Exemplo de uma conversa com um aprendente:

  • Eu: O verbo “play” pode ser combinado com o que?
  • Aluno: The guitar / video game / fish…
  • Eu: O que significam essas expressões: ‘play the guitar’…
  • Aluno: Tocar guitarra.
  • Eu: E ‘play video game’?
  • Aluno: Jogar vídeo game.
  • Eu: E ‘play fish’?
  • Aluno: Hmmm. Não dá, né?
  • Eu: Não sei. No que estava pensando quando escolheu fish?
  • Aluno: Pensando aqui, podia ser o nome de um jogo, né. Daí podia ser ‘jogar “Fish”’. 
  • Eu: Muito bem. Isso faz sentido.

É importante que sempre levemos em conta o motivo pelo qual cada pessoa fez suas escolhas, independente da forma que o material seja utilizado. 

Essa foi uma forma de trabalhar o Spindow que utilizo em aulas de inglês. No entanto, sabemos que o Spindow pode ser um recurso maravilhoso para a aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento. Veja uma explicação do Rodrigo Guimarães, nosso Chief Educational Officer.

Fica aqui, então, meu convite para que adaptem o jogo para suas áreas de especialização e/ou conhecimento e compartilhem conosco suas ideias. Seremos muito gratos e você estará contribuindo com muitas pessoas para tornar a aprendizagem mais prazerosa, como ela deve e merece ser. Obrigada!

Compartilhar

Spindow Updates

Fique por dentro das novidades de Spindow

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

error: Content is protected !!
Abrir chat
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?