Aprender a ler e a escrever em sua língua nativa pode ser um grande desafio para pessoas com dislexia. Quando chega a hora de aprender uma língua estrangeira, muitos até desistem de começar, principalmente quando lembram das dificuldades que tiveram com esse tipo de aprendizado. Por isso, nesse post, vamos mostrar as expectativas e realidades sobre ensinar inglês para disléxicos . Confira abaixo!
Expectativa 1: Disléxicos não são inteligentes
Realidade: Não há relação entre dislexia e inteligência
A dificuldade de aprendizagem não é uma limitação, mas a possibilidade de se descobrir novos caminhos na educação. Por isso, em Spindow, o professor entende que a dislexia permite explorar diferentes estratégias para ajudar seus alunos a ter sucesso. A abordagem multissensorial funciona bem no ensino de linguagem.
Expectativa 2: Não há resultados com alunos disléxicos
Realidade: O professor precisa de técnicas e ferramentas que o auxiliem no ensino de alunos disléxicos
Spindow tem a metodologia baseada em um ensino acolhedor e inclusivo. Prova disso é o Tabuleiro Spindow, uma ferramenta inovadora que simplifica ao máximo a formação de ideias e pensamentos em inglês, estimula os sentidos e ativa a memória. Nesse processo de aprendizagem, um professor certificado guia o aluno para acessar sua zona de aprendizagem e crescimento. O crescimento é incrível e os resultados permanentes no aprendizado de inglês.
Expectativa 3: Inglês para disléxicos é muito mais difícil
Realidade: A pessoa com dislexia pode aprender inglês de forma multissensorial
O aluno disléxico pode apresentar dificuldade de fazer uma relação fonema-grafema, ou seja, de associar o som da palavra com sua forma escrita. Consequentemente, a leitura e a escrita podem ser um grande desafio para esse aluno. Provavelmente, ele até precise de mais intervenções que o ajudem a criar estratégias para o aprendizado. E isso nem todo professor compreende.
Em Spindow, sabemos que a combinação desses canais sensoriais cria estilos de aprendizagem únicos, onde os professores oferecem acesso a estes diferentes estilos de aprendizagem para promover um ensino inclusivo e motivador.
Conclusão
Como você pode perceber, pessoas com dislexia podem aprender inglês e qualquer outro idioma. Mas é preciso que o professor tenha técnicas e abordagens para diferentes tipos de aprendizagem.
Aqui em Spindow, os professores são certificados e com pós-graduação em várias áreas da educação.
Se ainda tem dúvidas sobre o aprendizado de inglês de disléxicos, confira alguns depoimentos de quem já teve contato com Spindow no vídeo abaixo.