Aprender inglês pode ser uma atividade muito prazerosa e lúdica. É possível, inclusive, aprender inglês brincando. Proporcionar um aprendizado consistente e lúdico é um dos objetivos do Tabuleiro Spindow, que está disponível na versão física e online.
O tabuleiro Spindow consiste nas seguintes peças:
- um tabuleiro giratório de 5 discos
- peças com palavras e de diferentes cores, representando diferentes funções sintáticas, para formar orações
- peças brancas para criação de novas ideias
- cartas de ação
- um manual de instruções de como jogar
O tabuleiro Spindow pode ser utilizado por diversão, como um jogo somente, com o intuito de praticar as estruturas simples e contínuas no passado, presente e futuro em inglês. Pode também ser utilizado para a aprendizagem e revisão dessas estruturas. Isso pode ser feito de diferentes formas. Aqui deixo uma forma de trabalhar com o Spindow de que gosto muito:
Como psicopedagoga, aproveito para fazer um trabalho de inventariar e classificar as peças com os alunos para observar de que maneira olham para as partes e para o todo do jogo.
Esse momento de observação, previsão e preparação para o jogo são importantes para que a pessoa comece a criar estratégias internas de manipulação do jogo e de ação. A aprendizagem já começa por aí.
Ao pedir para a pessoa classificar as peças, ou seja, separá-las em grupos e explicar o que cada grupo que ela criou significa, já conseguimos observar e saber muito sobre seu conhecimento prévio e sobre a forma que a pessoa aprende, nos dando ferramentas para nossas próximas ações como facilitadores.
Depois disso, pode-se trabalhar partes das estruturas, como, por exemplo, “collocations”: separam-se os verbos e seus complementos para que se experimentem possíveis combinações e, dessa forma, também já se pode perceber o quanto a pessoa já compreende ou não aquele vocabulário.
Exemplo de uma conversa com um aprendente:
- Eu: O verbo “play” pode ser combinado com o que?
- Aluno: The guitar / video game / fish…
- Eu: O que significam essas expressões: ‘play the guitar’…
- Aluno: Tocar guitarra.
- Eu: E ‘play video game’?
- Aluno: Jogar vídeo game.
- Eu: E ‘play fish’?
- Aluno: Hmmm. Não dá, né?
- Eu: Não sei. No que estava pensando quando escolheu fish?
- Aluno: Pensando aqui, podia ser o nome de um jogo, né. Daí podia ser ‘jogar “Fish”’.
- Eu: Muito bem. Isso faz sentido.
É importante que sempre levemos em conta o motivo pelo qual cada pessoa fez suas escolhas, independente da forma que o material seja utilizado.
Essa foi uma forma de trabalhar o Spindow que utilizo em aulas de inglês. No entanto, sabemos que o Spindow pode ser um recurso maravilhoso para a aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento. Veja uma explicação do Rodrigo Guimarães, nosso Chief Educational Officer.
Fica aqui, então, meu convite para que adaptem o jogo para suas áreas de especialização e/ou conhecimento e compartilhem conosco suas ideias. Seremos muito gratos e você estará contribuindo com muitas pessoas para tornar a aprendizagem mais prazerosa, como ela deve e merece ser. Obrigada!